Quem quer ser multilingue?
Descrição sumária do projeto:
Procura encorajar, apoiar e coordenar todos os esforços que visem implementar um plano de ação comum, facilitador do reforço da motivação dos nossos alunos para a aprendizagem das línguas estrangeiras, contribuindo simultaneamente para o alargamento da sua recetividade ao multilinguismo e ao multiculturalismo.
Situação problema ou desafio a superar:
Consciencializar os alunos da importância das línguas estrangeiras como uma ferramenta para a vida, e motivá-los para a sua aprendizagem no contexto educativo
Objetivos:
- Promover o multilinguismo e a interculturalidade.
- Desenvolver competências comunicativas e culturais Desenvolver o espírito de tolerância.
- Desenvolver o sentido de responsabilidade e autonomia.
- Promover um relacionamento mais próximo entre a escola e a comunidade educativa.
Metodologia:
Estratégia global:
- Concertação interdisciplinar a nível de atividades e estratégias para a sua operacionalização.
- Reuniões para preparação das atividades Divulgação de atividades na página oficial da escola e no jornal da ESBN.
- Divulgação de atividades aos Encarregados/as de Educação.
- Divulgação de atividades no polivalente / blocos Avaliação intermédia das atividades.
- Avaliação final.
- Atividades na sala de aula:
- Sensibilização para a importância das línguas estrangeiras.
- Projeção de vídeos.
- Trabalhos de pesquisa.
- Biblioteca de turma - “Book Club” (7º, 8º e 10º anos).
- Utilização correta do uso do dicionário e reconhecimento da sua importância no processo de ensino/aprendizagem.
- Atividades de listening.
- Apresentações informais / formais.
- Dramatizações. Role plays.
- Debates informais / formais.
- Desenvolvimento de atividades intermédias tendo em vista a realização das atividades finais multilingues.
- Atividades fora da sala de aula: Em colaboração com o projeto “Nós e os Outros” dinamizado pela biblioteca António Nobre, intercâmbio com a escola croata OS “Vladimir Nazor” e a escola romena “Teachers Training Centre Bacau” para os alunos do 7º e 10º/11º ano de escolaridade (atividades a desenvolver - intercâmbio de informações sobre a escola, alunos e cidade onde vivem, bookmarkers após leitura extensiva, intercâmbio via skype – alunos do ensino secundário).
- Festival de Cinema Comemoração do Dia de S.Valentim.
- “Erasmus” na escola.
- “Dia das Línguas Estrangeiras”:
- -Exposição de Autores de Expressão Inglesa
- -Concurso de Leitura
- -Concurso “Spelling Bee” / d’Épellation -Especialidades gastronómicas multiculturais no polivalente da ESBN
- -Concurso “Who wants to be a millionaire?”
- -Let’s celebrate Shakespeare.
“Resultados” esperados:
Espera-se que os alunos:
• perspetivem as línguas estrangeiras como uma ferramenta essencial num mundo globalizante;
• se sintam mais motivados para a aprendizagem das línguas.
Professor Responsável: Cristina Ferreira e Ludovina Raposo
Local de funcionamento: salas de aula, polivalente, BE, sala multimédia e sala de xadrez.
Horário: Em contexto de sala de aula, de acordo com os horários das línguas estrangeiras lecionadas na ESBN, das diferentes turmas.
Inscrição: Junto dos docentes das línguas estrangeiras das respetivas turmas.
|